Offline
Exposição da escultora Mary Carmen Matias chega à última semana no Sesi-SP
17/03/2017 07:49 em Arte

Mostra Modulações, com 26 obras da artista, recebeu mais de 7.000 visitantes no novo Centro Cultural FIESP

Inflexão

Inflexão

Com seu resgate da arte da escultura de forma contemporânea e criativa, a exposição Mary Carmen Matias – Modulações agradou ao público e recebeu mais de 7.000 visitantes desde sua abertura, no dia 19 de fevereiro. A mostra, com curadoria de Denise Mattar, chega agora à última semana e fica aberta para visitação até 26 de março, no Espaço de Exposições do Sesi-SP. Nela, Mary Carmen Matias enfrenta o desafio de transformar aço e alumínio, materiais frios e duros, em formas cheias de movimento e suavidade.

Quem vê as 26 obras inéditas de Mary Carmen dançando, fazendo um delicado jogo de sombras no chão reforçado pela iluminação da sala, pode pensar que seu trabalho é simples. Mas a impressão logo se dissipa quando se vê os painéis expostos nas paredes e o vídeo de making of que mostram todo o processo criativo e o complexo trabalho da artista, da fase dos cálculos no papel até a materialização das obras.

Graças o rico aspecto educativo, que reforça o quanto de estudo e matemática está envolvido na arte, a mostra atraiu várias escolas, apoiadas por arte-educadores. Ali, com a ajuda do fundo musical instrumental, alunos e adultos podem soltar sua imaginação, vendo imagens diferentes nas formas curvas criadas por Mary Carmen, que incorporam uma multiplicidade de unidades compositivas.

A obra de Mary Carmen se destaca por sua maturidade criativa, revelada nas linhas, volumes, movimentos e entrelaçamentos que ela propõe em cada um de seus trabalhos. As esculturas, todas produzidas ao longo dos dois últimos anos, são distribuídas em dois grupos: o voo no espaço e a luminosidade poética da linha.

“Mary Carmen começa seu trabalho com o gesto, com a manipulação de arames, para criar as maquetes que são a base de suas esculturas. E é desse gesto, desse diálogo das mãos com o material, que nascem suas formas. São torções, distensões e retesamentos cingindo o ar. São gestos quase sensuais, que apertam, enrolam, acariciam e enovelam a linha. Depois vem a escolha do elemento que irá corporificar esses movimentos: alumínio ou aço? Tubos finos ou encorpados? Fitas ou chapas? E cada escolha revela de forma diversa a plasticidade do espaço. Vem, então, a materialização: o embate, a dobradura, o corte, a fundição: o metal domado. E finalmente a escultura plena com reflexos nas curvas, brilho nas formas e a luz escorregando pelas linhas”, diz a curadora Denise Mattar.

“Olhar o material, distanciando-o da sua dureza e solidez, nele intervindo e produzindo uma mensagem oposta, ao criar leveza e envolvimento, é o meu objetivo e a minha forma de expressão. A matéria transformada nos diz algo e nos faz refletir”, afirma a artista.

Artista

Mary Carmen Matias iniciou sua relação com a arte pela valorização de diferentes formas de manifestação, mostrando forte senso estético e determinação em aprender, o que motivou a sua busca de cursos de história da arte e de aprofundamento na obra de alguns destacados artistas.

A artista começou seu envolvimento com a escultura com aulas, orientação e convivência com renomados escultores, entre os quais Caciporé Torres e Nicolas Vlavianos. A partir de 2005, passou a dedicar-se integralmente à arte.

Teve suas obras expostas no Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), no Centro Brasileiro Britânico, no Espacio Uruguay do Banco de la República Oriental del Uruguay, no Memorial da América Latina, na Casa do Brasil - Centro Cultural em Madrid/Espanha, no Clube Paulistano, no Espaço Cultural do Citibank, entre outros.

Curadoria

Denise Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira de São Paulo (1985 a 1987), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (de 1987 a 1989) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (de 1990 a 1997). Como curadora independente, realizou exposições retrospectivas de artistas como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Ismael Nery, Willys de Castro, Anita Malfatti, Candido Portinari, Jandyra Waters, Raimundo Cela, Eliseu Visconti, entre outros.

Clique aqui para mais imagens.

Serviço:

Mary Carmen Matias – Modulações

Período expositivo: até 26 de março de 2017

Horário: diariamente, das 10h às 20h (com entrada até 19h40)

Local: Galeria de Arte Sesi-SP (Av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Classificação indicativa: livre

Grátis. Mais informações em www.sesisp.org.br/cultura

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!