Offline
SESC SÃO PAULO REALIZA A SEGUNDA EDIÇÃO DA MOSTRA “OJU – RODA SESC DE CINEMAS NEGROS” QUE DESTACA A PRODUÇÃO DE CINEASTAS NEGRAS E NEGROS NO BRASI
20/03/2023 08:34 em Brasil

A programação acontece de 15 de março a 16 de abril, com sessões presenciais no CineSesc, Sesc Belenzinho, Sesc Vila Mariana, Sesc Ribeirão Preto, Sesc São José dos Campos e Sesc São José do Rio Preto, além de filmes disponíveis em streaming, gratuitamente para todo o país, na plataforma Sesc Digital. Confira a programação completa em sescsp.org.br/cinemasnegros

Dirigido por Bruno Costa, “Mirador”, será exibido no Sesc Ribeirão, no dia 04 de abril, às 19h30

De 15 de março a 16 de abril de 2023, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição da “OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros”, ofertando ao público uma seleção de filmes realizados por cineastas negras e negros. Com sessões presenciais no CineSesc (15 a 22/03), filmes disponíveis na plataforma Sesc Digital, exibições e atividades em várias unidades do Sesc na capital e interior paulista (até 16/04), a mostra se dedica a ressaltar a diversidade de criadoras e criadores brasileiros e a importância histórica do audiovisual em sua potência poética e política para a decolonização do olhar. Mais informações pelo site sescsp.org.br/cinemasnegros.

Do Yorubá, “ojú” significa “olho” e o cinema se inicia pelo olhar, sensibilizado pela luz da projeção. Para o Sesc, a ideia de uma roda de cinema aproxima os sujeitos para juntos compartilharem histórias, se identificarem e, em coletividade, construírem as narrativas. Com esse propósito, a mostra busca envolvimento do público na roda e

fomenta o movimento de pensamentos. Ao ressaltar a produção audiovisual negra, a OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros pretende destacar a importância do fazer coletivo, respeitando a singularidade de diferentes sujeitos, corpos e formas de contar histórias. A mostra deste ano exibe uma programação com 57 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens nacionais, produzidos majoritariamente entre 2021 e 2022. Além de debates, cursos e oficinas gratuitas, com objetivo de ampliar a difusão e o acesso a diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais.

Programação completa do Sesc Ribeirão:

Sessão 1

 

TE LEVO NO BOLSO

Dir. Rosy Nascimento. Brasil, RN, 2021. 11’.

Uma filha tece memórias sobre sua mãe.

 

MIRADOR

Dir. Bruno Costa. Brasil, 2021. 95’

Maycon é um boxeador que treina para retornar aos ringues enquanto divide seu tempo com dois subempregos. Pai de Malu, fruto de uma relação casual que teve com Michele, ele tem sua vida revirada quando se vê na situação de ter que cuidar da filha sozinho. Entre a rotina exaustiva de treinos e bicos para sobreviver, a maior luta de Maycon ainda está por ser vencida: tornar-se pai.

 

Dia 4/4, terça, às 19h30.

Local: Auditório Sesc Ribeirão. 200 lugares. 16 anos.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Sessão 2

 

Exibição de curtas-metragens.

 

SOLMATALUA

Dir. Rodrigo Ribeiro-Andrade. Brasil, SC. 2022. 15’

Em uma onírica odisseia afro-diaspórica, paisagens e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo. SOLMATALUA percorre um vertiginoso itinerário por territórios ancestrais e contemporâneos, realizando uma mística viagem que resgata memórias e busca possíveis futuros.

 

AFRONTE

Dir. Bruno Victor e Marcus Azevedo. Brasil, DF. 2022. 16’

Ficção e documentário se cruzam para mostrar o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal. Seu relato se mistura aos depoimentos de outros jovens, cujas histórias revelam diferentes formas de resistência, encontradas em discursos de valorização do negro gay.

 

ESCASSO

Dir. Clara Anastácia, Gabriela Gaia Meirelles. Brasil, RJ. 2022. 16’.

Rose, uma passeadora profissional de pets, apresenta sua nova casa para uma equipe documental enquanto celebra a realização de um sonho: o da casa própria, mesmo que invadida. Enquanto aguarda o retorno da dona, Rose cria intimidade com a casa, assumindo um estado de paixão pela dona ausente.

 

ELES NÃO VÊM EM PAZ

Dir. Pedro Oranges e Victor Silva. Brasil, São Paulo. 2021. 4’

Enquanto dois irmãos assistem uma matéria de jornal sobre seres extraterrestres, o irmão mais velho faz uma analogia sobre o seu mundo ser invadido por visitantes indesejados.

 

AS VEZES QUE NÃO ESTOU LÁ

Dir. Dandara de Morais. Brasil, PE. 2020. 25’.

Rossana enxerga e vive o mundo através de um vidro borderline. Entre pliés, delírios dançantes e duros golpes de realidade, ela busca seu lugar no mundo.

 

Dia 5/4, quarta, às 19h30.

Local: Auditório Sesc Ribeirão. 200 lugares. 16 anos.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

workshop

Cinemas Negros - Narrativas Decoloniais

Com Mariana Queen Nwabasili

A atividade tem como objetivo abordar as relações básicas entre colonialismo, colonialidade, cultura visual, cinema e (des)construções cinematográficas, visando desconstruir estereótipos e estigmas em torno de determinados corpos humanos.

Mariana Queen Nwabasili é jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde também se graduou em Jornalismo. Mestra em Curadoria Cinematográfica pela Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha, com bolsa do Projeto Paradiso. Curadora de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes 2023 e do Cabíria Festival Audiovisual 2022. Foi selecionadora de filmes brasileiros da 24ª edição do FestCurtasBH, em 2022, na qual idealizou a mostra paralela “Filmes decoloniais?”, e da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2018. Escreve ensaios e análises críticas sobre Teatro e Cinema, tendo participado da 10ª edição do Critics Academy do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, em 2021. É interessada nas conexões entre Cinema, Comunicação, História e Ciências Sociais, tendo como foco de pesquisa autorias, representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe e (de)colonialidade nos cinemas nacional e internacional.

 

Dia 6/4, quinta-feira, das 18h30 às 21h30.

Local: Auditório Sesc Ribeirão. 200 lugares.

16 anos.

Grátis. Acesso livre.

 

SERVIÇO:

OJU – RODA SESC DE CINEMAS NEGROS

De 15/3 a 16/4 - Unidades do Sesc na capital e Grande SP, interior e litoral

De 4/4 a 6/4 – Unidade Sesc Ribeirão – Rua Tibiriçá, 50 - Centro

 

Programação completa em: www.sescsp.org.br/cinemasnegros Imagens dos filmes: oju roda sesc de cinemas negros

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!