Offline
Documentário LÔ BORGES – TODA ESSA ÁGUA estreia no CINE OP
22/06/2023 16:10 em Música

 

 

Documentário LÔ BORGES – TODA ESSA ÁGUA estreia no

CINE OP | Mostra de Cinema de Ouro Preto

Sessão acontece no sábado, 24 de junho, às 20h, no Cine Praçacom a presença do músico, do diretor Rodrigo Oliveira e da produtora Vania Catani

MATERIAL IMPRENSA _ acesse aqui

Lô Borges trabalha em um novo disco de músicas inéditas enquanto circula pelo Brasil com a turnê que resgata o repertório que compôs em 1972 para os míticos “Clube da Esquina”, com Milton Nascimento, e o “Disco do Tênis”, seu primeiro disco solo. Entre o garoto de 20 anos e o experiente músico que acaba de ultrapassar os 70, uma trajetória de brilhos, medos, sonhos e o eterno desejo pela estrada e pela aventura da composição. Este é um filme sobre toda a água na cabeça de Lô Borges.

LÔ BORGES – TODA ESSA ÁGUA

(Brasil/2023, documentário, cor, 88 minutos)

Direção, roteiro e montagem: Rodrigo de Oliveira

Produção e co-direção: Vania CataniProdução executiva: Vania Catani, Joelma Oliveira Gonzaga e Tarcila Jacob

Empresa Produtora: Bananeira FilmesCoprodutores: Canal Brasil e Brisa Filmes

Fotografia: Camila Freitas

Distribuição: Arthouse

RODRIGO DE OLIVEIRA é diretor, roteirista e montador. Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo documentário Todos os Paulos do Mundo (2018), dirigiu ainda os longas-metragens de ficção As Horas Vulgares (2011), e Teobaldo Morto, Romeu Exilado (2015), e os curtas-metragens Eclipse Solar (2016), Ano Passado Eu Morri (2017) e Os Mais Amados (2019). Em 2021, Rodrigo lançou seu quarto longa-metragem, a ficção Os Primeiros Soldados, no Festival Internacional de Cinema de Mannheim-Heidelberg, na Alemanha (vencedor do Prêmio do Júri Jovem e do Prêmio do Público), com estreia brasileira no Festival do Rio (vencedor do Prêmio Especial do Júri - Novos Rumos). Lô Borges – Toda Essa Água é seu quinto longa-metragem.

BANANEIRA FILMES

Convidada em junho de 2018 para integrar como membro a Academy of Motion Picture Arts and Sciences - AMPAS (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood), Vania Catani fundou a BANANEIRA FILMES no ano 2000, e se tornou uma das mais prestigiadas produtoras do Cinema Brasileiro. Somadas, suas produções receberam mais de 270 prêmios e foram exibidas em mais de 500 festivais como Cannes, Veneza, Rotterdam, Berlinale em mais de 60 países. Ao longo de 23 anos produziu e coproduziu vários curtas e mais de 30 longa-metragens, dentre os quais estão os premiados “Narradores de Javé” (2003), da diretora Eliane Caffé; “A Festa da Menina Morta” (2008), estreando Matheus Nachtergaele como diretor, com première mundial no Festival de Cannes; “Feliz Natal” (2008) experiência bem sucedida com Selton Mello que se repetiu em “O Palhaço” (2011), visto por cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil somente em salas de cinema e escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012. Em 2017 Vania Catani e Selton Mello retomaram a parceria com “O Filme da Minha Vida”. Os longas “Mate-me Por Favor” (2015), de Anita Rocha da Silveira, e “Zama” (2017), da premiada diretora Lucrecia Martel, tiveram estreia no Festival de Veneza. Zama foi o escolhido para representar a Argentina na disputa por uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018 e em 2019 foi considerado o 9º melhor filme do século pelo prestigiado jornal britânico The Guardian e o melhor filme latino-americano da década pela Remezcla. Também são destaques suas coproduções “La Playa” (Colômbia), “El Ardor” (Argentina) e “Jauja” (Argentina) que tiveram estreia internacional no Festival de Cannes, sendo o La Playa o escolhido pela Colombia para representar o país na disputa por uma vaga no Oscar de 2013.

Em 2021 estreou “Medusa” segundo filme com a diretora Anita Rocha da Silveira no Festival de Cannes, vencedor do Melhor Filme no Festival do Rio do mesmo ano. Em 2022 estreou “Fogaréu” no Festival de Berlim, primeiro longa-metragem de Flávia Neves, ficando em 3º Lugar no Prêmio do Público como Melhor Filme. Também em 2022 estreou, junto a Paramount+, uma série documental sobre o ídolo rubro negro, “Adriano Imperador”, dirigida por Susanna Lira; o longa-metragem de René Guerra, “Serial Kelly”, protagonizado por Gaby Amarantos e “O Baile dos 41”, longa de David Pablos, coprodução internacional junto a Canana Films (México) e Manny Films (França). Em produção está o “Incondicional – O Mito da Maternidade”, documentário de Patrícia Froes e lançará na Mostra de Ouro Preto de 2023 o “Lô Borges - Toda Essa Água”, documentário sobre o primeiro disco solo do cantor mineiro Lô Borges, dirigido por Rodrigo de Oliveira e codireção de Vania Catani.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!