Offline
Agenda Cultural do Sesc é um dos atrativos da Feira Nacional do Livro
04/06/2017 18:12 em Literatura

Realizada em Ribeirão Preto (SP), de 4 a 11 de junho, a feira promete muitas novidades em ampla programação. Nesta 17ª edição, o Sesc Ribeirão e as Edições Sesc são parceiros do evento e apresentam uma agenda com atrações variadas

 

Ribeirão Preto (SP), 31 de maio de 2017 - Nesta 17ª edição, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz uma programação bastante diversificada com foco na relação da literatura, no processo de formação do leitor e no papel da educação e do livro. São cerca de 260 atividades movidas pelo tema principal “Do conhecimento que liberta ao amor que educa – o livro na escola”. De 4 a 11 de junho, Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, sedia uma efervescência cultural e ganha um clima diferente, com autores famosos pelas ruas, atrações artísticas inusitadas, espetáculos, debates e livros à venda nos estantes em grande quantidade. O evento atrai público da cidade e de várias outras, atingindo praticamente toda a nova região metropolitana de Ribeirão Preto. Uma das inovações neste ano é a rede de parceiros que não só apoiaram culturalmente, mas contribuíram para a programação do evento. Entre eles, estão o Sesc Ribeirão e as Edições Sesc, que possibilitaram uma agenda cultural alinhada aos propósitos da edição – tanto da Fundação do Livro e Leitura (responsável pela realização da feira), quanto do Sesc.

Quem passar pelo Quarteirão Paulista, principal local de concentração da Feira do Livro, vai encontrar a agenda cultural do Sesc Ribeirão em diversos pontos como na Tenda Sesc (localizada na Praça Carlos Gomes), na Praça do Leitor ( XV de Novembro), na Esplanada e na Sala Principal do Theatro Pedro II.

Um dos destaques é a Intervenção Urbana - Gabinete de Habilidades e Curiosidadesque funcionará diariamente na Esplanada do Pedro II, de 4 a 10 de junho (domingo a sábado), das 10h às 18h e no domingo (11), das 10h às 16h, em paralelo a várias outras atividades que integram a programação permanente da feira.  Inspirado pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas e curiosidades, o Gabinete vai oferecer ao público uma variada programação em artes visuais, cinema e literatura, integrando o Cine Magia, com exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos. Ali também funcionará a estação Palavra + Imagem - um acervo de livros ilustrados que será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.   

 

No mesmo espaço, o público também encontrará a oficina “Artes Visuais e Tecnologias Desenho-Poesia, de 4 a 10 de junho (domingo a sábado), das 14h às 18h e no dia 11, das 14h às 16h. A partir de poesias, Keytielle Mendonça, artista visual, tatuadora e ilustradora ensinará técnicas de expressão que permitirão ao público capturar a essência das poesias através do desenho.

 

Caminhando pelas praças da feira, os visitantes vão encontrar também a Tenda Sesc, onde acontecerão espetáculos de teatro, jogos, ações interativas, oficinas, bate-papos, saraus, contações de histórias entre outras atividades. Um dos destaques é o Bate-Papo com o músico Chico César – com o tema “Poesia e música das palavras”, no dia 4 de junho, às 16h. O Sesc também programou alguns espetáculos e performances que ganham a cena como o show “Estado de Poesia”, também de Chico César, na Sala Principal do Pedro II, às 20h30, no dia 4 (domingo).

 

Na Sala Principal do Teatro Pedro II acontecerão Salões de Ideias do projetoCombinando Palavras com os autores Ricardo Azevedo (autor infantojuvenil homenageado), Nélida Piñon, Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola Brandão, Lya Luft e Luis Fernando Verissimo -  ação que vai reunir cerca de 8.800 estudantes. O projeto ganhou novo formato e expansão na sua abrangência após parceria da Fundação do Livro e Leitura, o Sesc e a Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto.

 

A programação permanente e regular do Sesc na Unidade na Rua Tibiriçá, 50,  continua durante a realização da Feira do Livro, “mas haverá uma programação de peso acontecendo “fora de casa”, anuncia o gerente do SESC Ribeirão, Mauro Jensen. Segundo ele, realizar programações externas está nas origens de muitas ações que o Sesc desenvolve hoje, que é o caso do Circuito Sesc de Artes, que tem suas origens lá nos anos 70 na ação comunitária conhecida como Unimos.  “Trabalhar “fora de casa” está no DNA do SESC”.

 

No caso da Feira do Livro, Jensen acrescenta que a o Sesc  poderia ter mantido a agenda cultural apenas na unidade, contribuindo de forma também efetiva para a realização do evento, como já foi o caso em anos anteriores. Na opinião dele, a diferença é que realizar uma programação fora da unidade exige uma operação estratégica. “Exige inclusive que a gente pense como vamos receber este público, ou seja, os visitantes precisam ser bem recebidos, têm que ficar encantados com o espaço”, explica.

 

A coordenadora de programação e uma das curadoras da Feira, Laura Abbad, avalia a parceria como possibilidade de ampliar o atendimento ao público visitante, além de contemplar a literatura, a palavra escrita e falada através de diferentes linguagens artísticas como cinema, sarau, música, teatro, entre outras. “O conhecimento e intensa atuação do Sesc nestas áreas contribuiu para o engrandecimento da proposta da Fundação para esta edição da Feira do  Livro”, destaca.  

 

Para Mauro Jensen, o objetivo principal do Sesc  é contribuir de alguma forma para a formação de um público leitor. “Enquanto mantivermos pontos de contato e objetivos em comum, vemos esta parceria com a Fundação do Livro e Leitura de forma positiva”, conclui.

 

Edições Sesc São Paulo

As Edições Sesc São Paulo participam da Feira do Livro no dia 7 de junho com uma videoconferência internacional com o autor italiano Mauro Maldonato sobre o livro Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade, que propõe um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. O livro ainda traz uma apresentação e reflexões de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

 

Mediada presencialmente pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, a videoconferência acontece na Sala Principal do Theatro Pedro II e explora os diferentes aspectos do livro,que examina temas como política, cultura, educação e ética a partir da perspectiva do sujeito na sociedade pós-moderna.

 

As Edições Sesc São Paulo também participam do evento em um estande que traz boa parte de seu catálogo, com destaque para os títulos lançados em 2017, assim como descontos variados.

 

Sobre Mauro Maldonato

É médico psiquiatra. Professor de psicologia geral na Universidade dela Basilicata, estudou na Universidade La Sapienza (Roma), Federico II (Nápoles), London School of Economics (Londres) e École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris). Foi professor visitante na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Universidade de São Paulo (USP) e na Duke University (EUA), onde dirige o Cognitive Science Studies for the Research Group. Diretor científico da Settimana Internazionale dela Ricerca, é autor e curador de livros e artigos científicos publicados em diversos idiomas. No Brasil, é colaborador das revistas Scientific American e Mente e Cérebro, além de pesquisador convidado do Núcleo de Estudos Africanos do Laboratório de Teoria da História do Departamento de História da USP. Recebeu o prêmio Vasco Prado para as Artes e as Ciências, promovido pela Universidade de Passo Fundo durante a XI Jornada Nacional de Literatura, em 2005. Em 2012, foi agraciado com o prêmio internacional Conference on Time pela Universidade dos Emirados Árabes.

 

Pelas Edições Sesc São Paulo, já publicou no Brasil os livros Passagens de tempoA Subversão do serDa mesma matéria que os sonhos e Raízes Errantes - todos disponíveis para venda no estande das Edições Sesc São Paulo. Em 2017, o autor deve lançara obra inédita Na hora da decisão.

 

Sobre As Edições Sesc São Paulo

Segmento editorial do Sesc, as Edições Sesc São Paulo têm o intuito de expandir o campo de ação da instituição, atendendo a um público cada vez mais amplo. Seu catálogo abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas, tendo a programação artístico-cultural e educativa do Sesc como uma das principais fontes de conteúdos da editora. Além dos títulos impressos, a editora já iniciou a digitalização de seu acervo. O objetivo é ter, em breve, todo o catálogo em e-books.

 

Programação completa do Sesc na Feira do Livro

 

Dia 04/06 - domingo

 

10h | Intervenção de dança Se Meu Pé Falasse - Cia Pé na Tábua

Local: Praça Carlos Gomes

Os sapateadores Ana Luiza Yosetake, Bela Pizani, Renata Defina e Rodrigo Lima, através de improvisações, apresentam diversos passos misturando desafios coreográficos e de percussão corporal.

Direção Geral: Renata Defina

 

14h | Espetáculo de Música Show da Percha - Circo do Asfalto

Local: Tenda Sesc

Velhos números circenses começam a voltar à praça. É o caso da percha, um mastro sustentado por uma pessoa enquanto a outra sobe até seu topo e ali apresenta sua destreza. A Cia. Circo do Asfalto recupera essa técnica e, com muito humor, dá nova vida ao circo. Para realizála, os artistas Douglas Marinho e Fran Marinho criaram os divertidos personagens Palhaça Francisquinha e Malabarista Diou.

 

16h | Bate-papo Poesia e música das palavras Chico César | Mediação de Paulo Andrade

Local: Tenda Sesc

O cantor e compositor Chico César vem conversar com o público sobre sua produção

literária. Em 2016, ele concorreu ao Prêmio Jabuti na categoria Poesia com o livro “Versos Pornográficos”. É autor também de “Cantáteis: cantos elegíacos de amozade” e “Rio Sou Francisco”. Paulo Andrade é professor do Departamento de Literatura da Unesp/Araraquara e atualmente pesquisa a literatura negra.

 

20h30 | Espetáculo musical “Estado de Poesia” Chico César

Local: Theatro Pedro II - Sala Principal

O cantor e compositor Chico César apresenta o repertório de seu novo disco, Estado de Poesia. Gravado com músicos locais em sua cidade natal, Catolé do Rocha, na Paraíba, o trabalho marca o retorno de Chico César, após oito anos sem gravar um CD de músicas inéditas. Unindo a riqueza dos ritmos brasileiros com a sonoridade universal, as músicas do novo disco mesclam samba, forró, frevo, toada e reggae. No show serão cantados também os sucessos de seus quase 25 anos de carreira.

 

Dia 05/06 - segunda-feira

 

8h30 | Combinando Palavras com Ignácio de Loyola Brandão

Local: Theatro Pedro II

 

 

16h30 | Salão de Ideias Ignácio de Loyola Brandão

Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Júnior

Em suas vindas à Feira do Livro de Ribeirão Preto, Ignácio de Loyola Brandão já traduziu o ato de escrever como uma oportunidade do escritor colocar para fora o que traz por dentro. Segundo ele, na sua escrita não há um só elemento que não venha da sua realidade observada. São imagens e relatos de sua própria vivência, sempre anotados em cadernetas. Esses registros viram crônicas, personagens e obras. O interesse de Loyola pela literatura começou desde pequeno, quando sonhava conquistar o mundo com suas histórias. A estreia neste universo se concretizou em 1965 com o lançamento do livro de contos “Depois do Sol” e não parou mais. Hoje, aos 80 anos, o escritor e jornalista, nascido em Araraquara, possui 43 livros publicados entre romances, contos, crônicas, viagens, infantis e infantojuvenis. Traduzido para 14 línguas possui cinco Prêmios Jabutis em suas estantes. Escreve quinzenalmente no Caderno 2 de O Estado de São Paulo e passou a integrar o grupo de cronistas do Jornal A Cidade de Ribeirão Preto, a partir de janeiro deste ano. O autor reúne várias premiações como o Prêmio Especial do I Concurso Nacional de Contos do Paraná por “Pega ele, Silêncio” (1968); melhor ficção pelo romance Zero, Fundação Cultural do “Distrito Federal (Brasil)” Distrito Federal (1976), o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra (2016), entre vários outros.

 

Dia 06/06 - terça-feira

 

8h30 | Combinando Palavras com Lya Luft

Local: Theatro Pedro II

 

17h | Intervenção Urbana Parada Poética: De Coração e Microfones Abertos - Renan Inquérito

Local: Tenda Sesc

Inquérito é poeta, MC e compositor. Conhecido por utilizar a música e a poesia como ferramentas de transformação e interferência social, é também professor (mestre em Geografia pela Unicamp e doutorando em Geografia pela Unesp) e enxerga a arte como mais um caminho para a educação. No sarau Parada Poética, solta a voz e o verbo e abre o convite para o público fazer o mesmo.

 

Dia 07/06 - quarta-feira

 

8h30 | Combinando Palavras com Nélida Piñon

Local: Theatro Pedro II

 

 

16h30 | Salão de Ideias Nélida Piñon

Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Júnior

A escritora Nélida Piñon foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras no ano do seu I Centenário (1997). Publicou mais de 25 livros e suas obras foram traduzidas em mais de 30 países. Estreou na literatura em 1961 com os livros de contos “Tempo das frutas”, “O calor das coisas”, “A camisa do marido”; os romances “A casa da paixão”, “Tebas do meu coração”, “A república dos sonhos”, “A doce canção de Caetana”, “Vozes do deserto”; as crônicas de “Até amanhã, outra vez”; memórias “Coração andarilho” e “Livro das horas” e os ensaios “Aprendiz de Homero” e “Filhos da América”. Possui diversas condecorações e prêmios nacionais e internacionais como os brasileiros Golfinho de Ouro, Mário de Andrade e Jabuti. Na esfera internacional, foi a primeira mulher e primeiro autor de língua portuguesa a receber o prestigiado prêmio de Literatura Juan Rulfo, do México. Em 2005, pelo conjunto de sua obra, recebeu o importante Príncipe de Astúrias, sendo o primeiro escritor de língua portuguesa a receber essa láurea, entre outros.

 

17h | Espetáculo Musical Ciça Marinho canta António Zambujo

Local: Tenda Sesc

Ciça Marinho, filha de portugueses, começou a cantar em 1997, convidada a fazer parte do restaurante “O castiço” em São Paulo. Em Portugal atuou em casas de Fado como, Adega Mesquita e Mesa de Frades, dentre outras. Gravou os CDs “Além mar, além de mim” com a participação do compositor, cantor e produtor português Jorge Fernando e da fadista portuguesa Fábia Rebordão e o álbum “Fado Trocado” com participação de José Manuel Neto (na guitarra portuguesa) e participação da cantora Fabia Rebordão. Neste show, Ciça interpreta canções de um dos mais importantes cantores portugueses, António Zambujo, como Flagrante, Zorro, Algo estranho acontece, Pica do 7, entre outros sucessos.

 

19h30 | Videoconferência Internacional com o autor italiano Mauro Maldonato.

Mediação Presencial de Manuel da Costa Pinto

Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

Nessa interação entre videoconferência e mediação presencial, Mauro Maldonato e Manuel da Costa Pinto explanam sobre o livro “Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade”. Escrito por Maldonato e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a obra publicadas pelas Edições Sesc propõe um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros, permitindo ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Mauro Maldonato é psiquiatra, escritor, conferencista e professor de Psicopatologia do Departamento de Cultura Europeia e do Mediterrâneo na Universidade da Basilicata, Itália. No Brasil, pelas Edições Sesc São Paulo, já publicou os livros “Passagens de tempo”, “A subversão do ser”, “Da mesma matéria que os sonhos” e “Raízes errantes”.

Manuel da Costa Pinto é jornalista, crítico literário e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP.

 

Dia 08/06 - quinta-feira

 

8h30 | Combinando Palavras com Zuenir Ventura

Local: Theatro Pedro II

 

16h30 | Salão de Ideias Zuenir Ventura

Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Júnior

Zuenir Carlos Ventura é jornalista e escritor brasileiro. Nascido em Minas Gerais, iniciou o curso de Letras Neolatinas na Faculdade Nacional de Filosofia, hoje UFRJ. Em seguida, começou sua carreira de jornalista. É colunista do jornal O Globo e membro da Academia Brasileira de Letras, tendo ganhado o Prêmio Jabuti em 1995 na categoria Reportagem pelo livro “Cidade partida”. Jornalista brilhante, lúcido e muito coerente, seus livros misturam ficção e realidade, e as narrativas têm uma vivacidade que empolga e encanta leitores de todas as idades. Os inúmeros prêmios que tem recebido ao longo da vida são mais do que merecidos e servem de reconhecimento por seu trabalho de registrar a história, os fatos e as personagens.

 

17h | Espetáculo de Música Baião de Spokens - Arnaldo Nardo, Caco Pontes, Felipe Julián e Sandra X

Local: Tenda Sesc

Da oralidade popular ao Spoken Word (vertente artística que contempla o ritmo da palavra falada), a apresentação mescla performances poéticas com experimentações sonoras diversas e incorpora elementos visuais e de intervenção urbana, reunindo artistas que buscam na construção dos versos e narrativas a potência de seus trabalhos autorais.

 

17h | Espetáculo de Teatro Romeu e Julieta - Cia. Talagadá Teatro de Formas Animadas

Local: Praça Carlos Gomes

Em meio a tralhas e restos do que é descartado pela sociedade, a peça traz cinco moradores de rua utilizando-se de objetos, instalações, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare.

 

20h30 | Bate-Papo Booktuber: do livro às redes - Tatiana Feltrin e Gabriela Pedrão

Local: Auditório Sesc

As convidadas falam sobre sua atuação e formação como booktubers. Tatiana Feltrin comenta as obras literárias em canal do YouTube “Tiny littleThinGs”, que já conta com mais de 20 milhões de visualizações. Gabriela Pedrão é booktuber de Ribeirão Preto e coordena o canal “É o último, juro!”.

 

Dia 09/06 - sexta-feira

 

8h30 | Combinando Palavras com Luis Fernando Verissimo

Local: Theatro Pedro II

 

16h30 | Salão de Ideias Luis Fernando Verissimo

Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

Luis Fernando Verissimo é escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e revisor de jornal. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo. Em 2006, o autor chegou aos 70 anos de idade consagrado como um dos maiores escritores brasileiros contemporâneos, tendo vendido ao todo mais de 5 milhões de exemplares de seus livros.

 

17h | Espetáculo Lítero-Musical Com Canto Livro - “Clarice Lispector: Que mistério tem Clarice”

Local: Tenda Sesc

O projeto Canto Livro de Música e Literatura foi idealizado por Jean Garfunkel, poeta, cantor e compositor, com músicas gravadas por vozes importantes da MPB: Elis Regina, Maria Rita, Zizi Possi, Renato Braz etc.; e por sua filha, a cantora e narradora Joana Garfunkel. Neste show, eles visitarão a obra de Clarice Lispector.

 

Dia 10/06 – sábado

 

10h | Espetáculo de Dança Com Cia Artesãos do Corpo - “Sr. Calvino”

Local: Praça Carlos Gomes

Inspirado no universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, o espetáculo se detém nos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades, que normalmente são ignorados, mas que traduzem e refletem o mundo contemporâneo e a existência humana. Os bailarinos criam cenas de sonhos em meio às pessoas que passam, transformando a praça num caleidoscópio de cores e situações surreais.

 

11h | Espetáculo de teatro Último Andar (Cecília Meirelles) Grupo Engasga Gato

Local: Tenda Sesc

Inventar um desastrado Leilão de Jardim na Chácara do Chico Bolacha, fazer da Língua do Nhem uma música divertida, ficar na dúvida entre isto e aquilo em cima de uma gangorra maluca, para depois se proteger da chuva que chega e finalmente alcançar o Último Andar, onde tudo é mais bonito.

 

15h | Intervenção Urbana Sarau Motolove/SP - Com Luiza Romão, Victor Rodrigues e Daniel Minchoni

Local: Tenda Sesc

A poeta Luiza Romão chama Victor Rodrigues e Daniel Minchoni, para revirar as palavras e compartilhar poemas com a cidade de Ribeirão Preto. No sarau, a dinâmica é livre, valendo textos autorais, referências antigas, letras de música, frases de caminhão, e tudo o mais. E o público? É convidado a também ser poeta!

 

17h | Espetáculo Lítero-Musical Fernando Pessoa: Poema em linha reta - Canto Livro

Local: Tenda Sesc

O Projeto Canto Livro de Música e Literatura foi idealizado por Jean Garfunkel, poeta, cantor e compositor, com músicas gravadas por vozes importantes da MPB: Elis Regina, Maria Rita, Zizi Possi, Renato Braz etc, e por sua filha, a cantora e narradora Joana Garfunkel. Neste show, eles visitarão a obra de Fernando Pessoa.

 

Dia 11/06 – domingo

 

11h | Espetáculo de Teatro João de Barros - Grupo Engasga Gato

Local: Tenda Sesc

Uma menina avoada, um contador de histórias, uma cabeludinha e um desinventor de objetos... Os quatro a bordo de uma carroça, equipada apenas com o necessário para realizar grandes despropósitos, embarcam numa aventura que se inicia numa manhã desabrochada a pássaros e só termina depois que o dia envelheceu. Liberdade caça jeito!

 

14h | Intervenção Urbana Slam da Guilhermina - Batalha de Poesias

Classificação: 14 anos

Local: Tenda Sesc

Os slams são campeonatos de poesia falada e acontecem em todo o mundo. Neste slam haverá roda livre, com participação ativa dos integrantes que vão declamar, cantar, falar textos autorais ou não. No segundo momento, o slam ocorre. Os poetas podem competir com textos de até três minutos de duração e jurados escolhidos no

local avaliam a performance e a interpretação do poema. Alguns dos poetas convidados são Mariana Felix, Cleyton Mendes, Leandro Santoro, Felipe Marinho e Daniel Carvalho.

 

16h | Intervenção Urbana “Quem é esse Pessoa” Cia. O Curioso

Local: Praça Carlos Gomes

Dois palhaços convidam o público a conhecer um pouco sobre os diferentes heterônimos de Fernando Pessoa. De uma maneira divertida eles dirão as características básicas de cada heterônimo do poeta e depois farão um desafio ao espectador: Vão ler um poema (ou um trecho) e o espectador deverá adivinhar qual de seus heterônimos os escreveu. Caso o participante acerte, os palhaços Cacilda e Serafino cantarão uma música ou darão de presente o poema escrito, mas... se o participante perder...

 

16h30 | Bate-papo Lisboa Por Fernando Pessoa - Rafael Moraes

Local: Tenda Sesc

Uma “viagem” para descobrir Lisboa através da vida e das palavras de Fernando Pessoa, passeando pelos sítios frequentados pelo poeta e que se encontram mencionados na sua obra. Ao mesmo tempo, iremos (re) descobrir Pessoa através de Lisboa. O guia de turismo Rafael Moraes apresentará o roteiro turístico por Lisboa escrito pelo poeta em 1925, que ainda permanece atual. Um passeio imaginário pelos

principais museus, monumentos e ruas da capital portuguesa.

 

Programação permanente

 

Contação de Histórias de Ricardo Azevedo

4 de Junho (domingo) | às 11h

5 a 9 de Junho (segunda a sexta) | 10h e 15h30

Local: Tenda Sesc

Com Poliana Savegnago, Fernanda Soto, João Paulo Honorato Fernandes Contação de histórias através de obras do autor Ricardo Azevedo. Poliana Savegnago e Fernanda Soto são atrizes e contadoras de história, integrantes do Grupo Engasga Gato e João Paulo Honorato Fernandes é ator e contador de histórias, integrante da Cia. Teatral Boccaccione.

 

Intervenção Urbana - Gabinete de Habilidades e Curiosidades

4 a 10 de junho (domingo a sábado) | 10h às 18h

11 de junho (domingo) | 10h às 16h

Local: Theatro Pedro II - Esplanada

Inspirado pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, o Gabinete das Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação em artes visuais, cinema e literatura.

 

Cine Magia

Local: Theatro Pedro II - Esplanada

Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.

 

Palavra + Imagem

Local: Theatro Pedro II - Esplanada

Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Mediadoras: Aline Botelho, bibliotecária, contadora de histórias e mestranda em Mediação Cultural pelo programa de pós-graduação em Ciência da Informação/Unesp e Monalisa Machado, atriz e contadora de história.

 

Artes Visuais e Tecnologias Desenho-poesia

4 a 10 de junho, domingo a sábado | 14h às

18h - 11/06 | 14h às 16h

Local: Theatro Pedro II - Esplanada

A partir de poesias, Keytielle Mendonça, artista visual, tatuadora e ilustradora ensinará técnicas de expressão que permitam ao público capturar a essência das poesias através do desenho.

 

Origami

Local: Theatro Pedro II - Esplanada

Débora Codognato é mestranda em Física Médica (USP/RP) e uma apaixonada pela arte do origami. Venha aprender essa arte oriental da dobradura de papel e transformar a folha plana em objetos tridimensionais.

 

Crochê mania

Local: Theatro Pedro II - Esplanada

Marisa Duarte é dessas artesãs que transformam pontos diversos em tapetes, toalhas,

colchas, roupas e outros acessórios. A ideia da oficina é tirar pequenas dúvidas sobre

técnicas de crochê para as pessoas que já conhecem um pouco do assunto e iniciar

pessoas que queiram aprender os pontos básicos do crochê.

 

Arte com papéis

4 a 10 de junho (domingo a sábado) | 10h às 18h

11 de junho (domingo) | 10h às 16h

Local: Theatro Pedro II - Esplanada

Reutilizando e ressignificando papeis que seriam descartados: revistas, jornais, anúncios, a artesã Célia Maria ensinará o público a criar variados objetos que podem servir de enfeite, presente ou brincadeiras.

 

Espetáculo de Teatro Um Homem no Sótão - Com Cia Balaco do Bacco

5 a 9 de Junho (segunda a sexta) | 8h30 e 14h15

Local: Tenda SESC

Heitor, um autor de contos infantis está em apuros: personagens de sua imaginação invadiram, furiosos, sua vida, exigindo mudanças em suas histórias. Que sufoco! Isso vai deixar sua vida de ponta-cabeça, ou melhor, de trás para frente.

 

Caos Poéticos - Maria Clara S. Pontoglio

5 a 9 de Junho (segunda a sexta) | 11h

Local: Praça Carlos Gomes

Neste jogo de integração, crianças e pais (ou adultos responsáveis pelas crianças) irão juntos à caça de versos de poesias brasileiras pela praça.

 

Jogos Cortazianos - Grupo Matula

7 a 9 de Junho (quarta a sexta) | 16h

Local: Praça do Leitor

Por meio de composições poéticas inspiradas na obra do escritor Julio Cortázar, quatro jogadores exploram espaços urbanos movimentados, buscando a ressignificação do cotidiano e da cidade. Elementos inesperados convocam a atenção dos passantes para o mundo das pequenas coisas, sobrepondo realidades entre o fantástico e o insignificante.

 

Polaroide Poética

10 e 11 de Junho | 14h

Local: Praça do Leitor

Palavras extraídas de trechos de obras de poetas ficam espalhadas sobre uma mesa e podem ser fixadas em quadros metálicos na forma de ímãs, permitindo o toque real na poesia, nas palavras. De forma singular, o público é convidado a dar novos sentidos às palavras e aos fatos cotidianos e eternizar o momento através da fotografia.

 

 

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livroacontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac. 

Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente, Dulce Neves (jornalista) na 2ª vice-presidência, além de equipe com nove profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!