Offline
Campanha de Doação de Livros acontece durante a Feira Nacional do Livro
05/06/2017 20:11 em Literatura

População de Ribeirão Preto e região vai poder doar e também retirar livros, gratuitamente, na Praça do Leitor, onde também acontecerá o projeto Livro Livre, realizado   pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A Praça do Leitor está instalada na Praça XV de Novembro e também conta com agenda cultural

 

Ribeirão Preto (SP), 05 de junho de 2017 – A Praça do Leitor, montada na Praça XV de Novembro, será palco de mais uma Campanha de Doação de Livros durante a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, um dos maiores eventos literários da América Latina, que acontece de 4 a 11 de junho, no interior de São Paulo. Quem quiser colaborar com a ação, basta levar os exemplares e deixá-los nos espaços próprios da feira para a arrecadação. Através desta ação, a população também poderá escolher um livro, lê-lo ali mesmo no local ou levá-lo para casa. A campanha visa arrecadar livros novos e usados que estejam em bom estado, completos e sem rasuras ou anotações que impossibilitem a leitura. Não farão parte da campanha livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas e fotocópias ou recortes de publicações.

A Campanha de Doação de Livros é uma ação permanente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, idealizadora da Feira Nacional do Livro, e também é realizada em eventos, tal como durante o projeto cultural Livro Livre, que acontece sempre no primeiro sábado de cada mês, em praças públicas da cidade durante todo o ano. A edição de junho será realizada durante a Feira do Livro.

 

Parte dos livros arrecadados também é destinada ao projeto “Quatro Cantos – Livros em todos os lugares”, que distribui as obras em diversos pontos da cidade, principalmente em ações de apoio a bibliotecas dentro do plano da Fundação. “Pretendemos atrair a atenção da comunidade para a campanha e conscientizar as pessoas sobre a importância de compartilhar livros que estão parados em suas casas ou no trabalho, mas que podem despertar o gosto pela leitura e formar novos leitores”, explica a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva.

 

Nos casos de doação em grandes quantidades e se doador não tiver como transportar os livros, poderá ser solicitada à Fundação uma retirada agendada através do telefone (16) 3911-1050.

 

Praça do Leitor

A Praça do Leitor é um ambiente próprio para a prática da leitura, assim como para o descanso e entretenimento dos visitantes da 17ª Feira Nacional do Livro. Neste espaço, acontecerão intervenções artísticas e poéticas durante toda a feira. O local também será palco da parceria entre Fundação do Livro e Leitura e o Projeto Conviver, que possibilita a atuação de jovens artistas e mediadores. Esta ação é coordenada por Elieser Pereira, com integrantes do Projeto Conviver como Gabriel Pessoa, Marcelo Miranda (poeta-Mc) e Tiago Ramos (Bboy e Mc).

 

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livroacontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!