Offline
Ribeirão Preto sedia debate sobre Aquífero Guarani
17/08/2016 08:18 em Brasil

Encontro será realizado na sede da AEAARP - Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

de Ribeirão Preto no próximo dia 18 de agosto, a partir das 19h. O evento é aberto e gratuito

 

 

Ribeirão Preto (SP), 15 de agosto de 2016 - No próximo dia 18 de agosto, a partir das 19h, acontece em Ribeirão Preto (SP) o evento ”O Aquífero Guarani e os Dilemas da Expansão Urbana e de seu uso sustentável – Uma discussão inadiável”. O evento é uma realização da AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) e do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). O encontro será realizado no Auditório Dr. Antônio Duarte Nogueira, na sede da AEAARP, que fica na Rua João Penteado, 2237. A entrada é gratuita.

 

O objetivo do encontro é envolver a sociedade civil organizada na discussão deste tema. Para isso, participarão profissionais com experiência técnica no assunto para explicar a dimensão e a formação do Aquífero, os mecanismos de recarga, os cuidados na ocupação das áreas sensíveis, entre outros aspectos relevantes, dentre os quais a proteção jurídica do Aquífero.

 

A abordagem da temática será apresentada perlos profissionais Carlos Alencastre, engenheiro, presidente da AEAARP e Evandro A. S. Grili, advogado, especialista em direito ambiental, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia. 

 

Segundo o advogado, o evento visa esclarecer questões do Aquífero Guarani que permanecem confusas na sociedade como um todo. Ele destaca que apesar de Ribeirão Preto ter uma posição vanguardista em relação ao Aquífero, os problemas que o afetam não são meramente locais – “são transnacionais, envolvendo sete estados brasileiros e quatro países da América do Sul – todos do Mercosul: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai”. O Aquífero Guarani é considerado a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, já que banha numa extensão de cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. 

 

A intenção da organização do evento é primeiramente explicar tecnicamente o que é o Aquífero, sua origem e características e, do ponto de vista jurídico, apontar deficiências da legislação que o envolve. O advogado Evandro Grili acrescenta que passou da hora da questão ser tratada por leis federais e, até mesmo, por tratados internacionais, haja vista a importância destes recursos para todas as nações envolvidas. “Ações isoladas, em um ou outro município, por mais louváveis que sejam, não acabam surtindo os efeitos nacionais e internacionais que são necessários para a proteção da reserva de água em questão”, explica Grili.

 

O evento, que também tem o apoio do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, é gratuito e voltado não só para profissionais e estudantes da área, mas também para a sociedade civil de um modo geral. Informações e inscrições através do telefone (16) 3603-4487.   

 

 

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Fundado em 1969, completou recentemente 47 anos de existência e está entre as exclusivas bancas jurídicas que já estiveram no rol das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, em pesquisa das Revistas Exame e Você S/A, nos anos de 2005 até 2009. Em 2008 figurou, também, no ranking das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar, em pesquisa da Revista Época, pela exímia gestão de pessoas, plano de carreiras, infraestrutura, ações e programas executados. Está também entre os Mais Admirados da Análise Advocacia 500 e, nesta edição, é destaque como referência nacional em Direito Tributário, e está entre os principais casos de destaque da advocacia brasileira no exercício de 2012.

 

A maioria dos sócios do escritório possui formação acadêmica, com mestrado, especializações, o que estimula a vida acadêmica da equipe. A banca prima pela excelência no atendimento focado nas necessidades e expectativas dos clientes de forma imediata, eficaz, confiável e com certeza de continuidade, sustentabilidade da organização com ética e respeito à tradição com responsabilidade social, ambiental e financeira.

 

O escritório preza pela Governança Corporativa, por isso investe constantemente em treinamento, além de possuir possui um Centro de Estudos Jurídicos com uma série de ações e palestras. A banca busca a contínua atualização tecnológica e de processos de trabalho. Esses são alguns dos valores do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que atua em todas as áreas do Direito: Tributário, Civil, Comercial e Societário, Empresarial, Trabalhista, Administrativo, Ambiental, Cooperativismo e com questões regulatórias, com destaque para as normas baixadas pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Atende grandes, médias e pequenas empresas de vários setores, entre eles, varejo, agroindústria, construção civil, aviação, biodiesel, convênio médico, educação, transporte, indústrias (farmacêutica, bebida, alimentação, têxtil, automotiva, moveleira), energia, agropecuária, laboratório médicos, entre outros. Está presente em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Três Lagoas-(MS) e Goiânia (GO).

 

Com inúmeras realizações sociais, ambientais e culturais, o Escritório criou o Núcleo de Responsabilidade Social Brasil Salomão em 2005. A proposta sempre foi de gerar mudanças sociais e promover canais de relacionamento entre seus colaboradores e a sociedade.  Acesse: www.brasilsalomao.com.br.

 

Sobre a AEAARP

Com mais de 3 mil associados, a AEAARP reúne engenheiros, arquitetos, agrônomos, técnicos e tecnólogos. É considerada uma das três maiores entidades do setor e está situada em sede própria com 2.400 m2. Trata-se de uma entidade reconhecida pelo mercado brasileiro há mais de 60 anos.

 

Sobre o Sinduscon-SP

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa cerca de mil construtoras associadas e 15 mil filiadas em todo o estado. A construção paulista representa cerca de 35% da construção brasileira, que por sua vez representa cerca de 5,3% do PIB do país. 


Serviço

O que: Evento “O Aquífero Guarani e os Dilemas da Expansão Urbana e de seu Uso Sustentável – uma discussão inadiável”

Quando: 18/8

Horário: 19h

Onde: Auditório Dr. Antônio Duarte Nogueira | SEDE da AEAARP – R. João Penteado, 2237 – Ribeirão Preto/SP

Obs. Entrada gratuita – Inscrições pelo telefone (16) 3603 4487

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!