Offline
CINESESC ESTREIA NESTA QUINTA FILMES DA MOSTRA ALEMÃ E DO CINE ÁFRICA NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC E TÍTULO INFANTIL DO CINECLUBINHO
14/10/2020 15:18 em Cinema
Dentre as estreias da semana, destaque para as obras de ficção "O Bandido da Luz
Vermelha" e "Saint Laurent", o filme alemão "24 Semanas" e o egípcio "Rosas
Venenosas"; para a garotada, a dica é a animação "O Menino da Floresta" pelo
CineClubinho, que passa a ter um espaço exclusivo no Sesc Digital

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de
filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse


sescsp.org.br/ cinemaemcasa
sescsp.org.br/cineclubinho

Fotos dos filmes em alta resolução para a imprensa: clique aqui

São Paulo, 13 de outubro de 2020 - A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São há quatro meses, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Na próxima quinta-feira (15/10), a série estreia as obras de ficção "Ar Condicionado", "Saint Laurent" "O Bandido da Luz Vermelha", além dos títulos "24 Semanas", pela Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, "Rosas Venenosas", pelo Cine África, e "O Menino da Floresta", pelo CineClubinho.

Disponível de 17 a 23 de outubro, "24 Semanas", de Anne Zohra Berrached, é o destaque da "Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!". O filme conta a história do casal Astrid e Markus. Ela vive e ama seu trabalho como artista de cabaré; seu marido e empresário a apoia com calma e amor. Mas quando os dois estão esperando o segundo filho, suas vidas saem de curso, já que durante um check-up de rotina descobrem que o bebê está gravemente doente. O diagnóstico os atinge como o destino incerto que terão que enfrentar. Mas à medida que planos de cura, conselhos e prognósticos chovem sobre eles, o relacionamento do casal atinge seu limite. A busca pela resposta certa coloca tudo em questão. Quanto mais o tempo passa, mais claramente eles percebem que nada nem ninguém pode decidir por eles. Classificação indicativa 12 anos.

"Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!" é uma realização do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em parceria com o Sesc São Paulo e que neste ano comemora os 30 anos da Reunificação Alemã. Até 7 de novembro, ao todo seis premiados títulos dirigidos por mulheres serão disponibilizados gratuitamente no Sesc Digital. A cada sábado, uma nova opção entra em cartaz, todas legendadas em português. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/ cinemaemcasa .

Nesta semana, a estreia do Cine África - que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão - é a obra de ficção "Rosas Venenosas", de Ahmed Fawzi Saleh. Aos 28 anos de idade, a jovem Tahya (Marihan Magdy) vive em um pequeno bairro no Cairo rodeada de costumes religiosos e conservadores. Seu irmão caçula tem planos de fugir para a Itália de barco. Ela se vê presa entre o desejo de querer ir junto e a responsabilidade de fazer com que ele fique. A solução para os seus problemas parece surgir por meio de um xamã misterioso que a observa constantemente. Classificação indicativa 12 anos.

O Cinema #EmCasaComSesc também traz outras boas sugestões para a semana. Temo filme angolano "Ar Condicionado", do diretor Fradique, que conta a história de Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica. Quando aparelhos de ar-condicionado começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, eles têm a missão de recuperar o aparelho do chefe. A investida os leva à loja de materiais elétricos do Kota Mino, que está montando em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias. Classificação indicativa 14 anos

Em "Saint Laurent", de Bertrand Bonello, a vida de Yves Saint Laurent é retratada entre os anos de 1967 e 1976, quando o famoso estilista francês estava no auge de sua carreira, trazendo à tona ainda algumas paixões de sua vida, como Jacques de Bascher - que mais tarde namorou, por quase 20 anos, Karl Lagerfeld - e Pierre Bergé - que também era parceiro de negócios do estilista. A classificação indicativa é 16 anos.

"O Bandido da Luz Vermelha", o primeiro longa-metragem do diretor Rogério Sganzerla, traça um panorama geral e atemporal do Brasil por meio da trajetória de um foragido da polícia em crise de identidade. Welles, Godard, policial noir, chanchada, Jimi Hendrix, história em quadrinhos, terrorismo, miséria, corrupção política e desespero compõem um painel apocalíptico do país. Classificação indicativa 16 anos.

E já está no ar a sessão dedicada aos pequenos pelo CineClubinho, novo espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infanto-juvenil. O filme da semana é a animação "O Menino da Floresta", de Jean-Christophe Dessaint, que conta a história de um jovem selvagem de dez anos que vive no coração de uma grande floresta, habitada por animais e espíritos. O pai do garoto, um bronco caçador e comedor de carne fresca, sempre disse a ele que o mundo acabava nos limites da floresta. Um dia, porém, para salvar o pai ferido, o menino se aventura num mundo desconhecido.
Classificação livre.

O CineClubinho, que estreou no dia 12 /10 com o longa de animação "Asterix e o Domínio dos Deuses", de Louis Clichy e Alexandre Astier, apresenta uma coleção dedicada a filmes infantis e infanto-juvenis, disponível pelo endereço sescsp.org.br/cineclubinho. Toda semana um novo título entra em cartaz, dentre uma seleção de filmes brasileiros, estrangeiros, animações, curtas e longas-metragens, escolhidos especialmente para apresentar uma diversidade de narrativas que possam ampliar o olhar da criançada e dos mais jovens.

PROGRAMAÇÃO #EmCasaComSesc
Estreias 15/10

ESTREIA

AR CONDICIONADO
(Dir.: Fradique | Angola | 2020 | 72 min | Ficção | 14 anos
Quando os aparelhos de ar-condicionado começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, tem a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais elétricos do Kota Mino, que está a montar em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias.

[Disponível de 15/10 a 14/11]

SAINT LAURENT
(Dir.: Bertrand Bonello | França | 2014 | 150 min | Ficção | 16 anos)
A vida de Yves Saint Laurent entre os anos de 1967 e 1976, quando o estilista estava no auge da carreira, retratando ainda algumas paixões da sua vida, como Jacques de Bascher, que mais tarde namorou por quase 20 anos Karl Lagerfeld, e Pierre Bergé, que também era parceiro de negócios do estilista.

[Disponível de 15/10 a 14/11]

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
(Dir.: Rogério Sganzerla | França | 1968 | 92 min | Ficção | 16 anos)
Segundo o diretor, o filme é um far-west sobre o terceiro mundo. Isto é, fusão e mixagem de vários gêneros: (...) um filme-soma; um far-west, mas também musical, documentário, policial, comédia (ou chanchada?) e ficção científica. Rogério Sganzerla, no seu primeiro longa-metragem, traça um panorama geral e atemporal do Brasil através da trajetória de um foragido da polícia em crise de identidade. Welles, Godard, policial noir, chanchada, Jimi Hendrix, história em quadrinhos, terrorismo, miséria, corrupção política e desespero compõem um painel apocalíptico do país.

[Disponível de 15/10 a 14/11]

MOSTRA ALEMÃ DE CINEMA: ELAS DIRIGEM!
24 SEMANAS
(Dir.: Anne Zohra Berrached | Alemanha | 2016 | 103 min | Ficção | 12 anos)
Astrid e Markus estão com os pés firmes no chão. Astrid vive e ama seu trabalho como artista de cabaré, seu marido e empresário Markus a apoia com calma e amor. Mas quando os dois estão esperando o segundo filho, suas vidas saem do curso: durante um check-up de rotina, eles descobrem que o bebê está gravemente doente. O diagnóstico os atinge como o destino cego que têm de enfrentar. Juntos, eles querem aprender a lidar com isso. Mas à medida que planos de cura, conselhos e prognósticos chovem sobre eles, seu relacionamento atinge seus limites. A busca pela resposta certa coloca tudo em questão: o relacionamento, o desejo de um filho, uma vida de acordo com um projeto. Quanto mais o tempo passa, mais claramente eles percebem que nada nem ninguém podem decidir por eles, que é uma decisão sobre a vida ou a morte.

[Disponível de 17 a 23/10]

CINE ÁFRICA
ROSAS VENENOSAS
(Dir.: Ahmed Fawzi Saleh | Egito | 2018 | 70 min | Ficção | 12 anos)
Aos 28 anos de idade, a jovem Tahya (Marihan Magdy) vive em um pequeno bairro no Cairo, rodeada de costumes religiosos e conservadores. Seu irmão caçula possui planos de fugir para a Itália de barco, e ela se vê presa entre o desejo de querer ir junto e a responsabilidade de fazer com que ele fique. A solução para seus problemas parece surgir por meio de um xamã misterioso que a observa constantemente.


[Disponível de 15 a 21/10]

CINECLUBINHO
O MENINO DA FLORESTA
Dir.: Jean-Christophe Dessaint | França | 2012 | 95 min | Animação | Livre)
No coração de uma grande floresta, habitada por animais e espíritos, vive um jovem selvagem de dez anos. Seu pai, um bronco caçador e comedor de carne fresca, sempre disse a ele que o mundo acabava nos limites da floresta. Um dia, porém, para salvar seu pai ferido, o rapaz se aventura num mundo desconhecido.


[Disponível de 15/10 a 14/11]

CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc
Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.
 
Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

SIGA O SESC NAS REDES:
Facebook/Twitter/Instagram

Fase Beta
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.

+ SESC NA QUARENTENA
Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Todas as 40 unidades do estado darão início a essa retomada gradual à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: http://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!