Offline
SÉRIE IDEIAS #EMCASACOMSESC TRATA DE ILUSIONISMO, DAS EXPRESSÕES DA VIDA NOS NÚMEROS E PARA ALÉM DELES, DE MASCULINIDADES, AFETOS E PATERNIDADES E DO LANÇAMENTO DO LIVRO DO FO
05/11/2020 17:50 em Arte
Entre os dias 10 e 14 de novembro, participam dos debates, entre outros nomes, o diretor regional do Sesc de São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o fotógrafo João Farkas, o bicampeão Latino-Americano de ilusionismo, Caio Ferreira, o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, o professor de sociologia e pesquisador no campo de estudos de masculinidades e movimentos sociais negros, Henrique Restier, e o fundador da 4daddy, Leandro Ziotto

A série Ideias, transmitida ao vivo sempre às 16h pelo YouTube da instituição, convida pensadores e articuladores sociais de diversas áreas para a troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade

Fotos dos participantes das mesas: clique aqui

São Paulo, 5 de novembro de 2020 - Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na próxima terça-feira (10/11), o bate-papo é sobre "Ilusionismo: Práticas e Perspectivas", com Caio Ferreira, bicampeão Latino-Americano de ilusionismo, Ricardo Harada, ilusionista e autor de livros sobre história, teoria e prática da arte mágica, e Celio Amino, fundador do Grupo Oculto do Aparente. A conversa vai falar sobre mágica, suas práticas, suas teorias e a formação do artista, trazendo experiências de profissionais de diferentes vertentes. O desenvolvimento dessa forma de arte no Brasil e os impactos da crise sanitária atual, bem como as articulações com as ferramentas tecnológicas e as novas tendências digitais, também serão discutidas no debate. A mediação é de Christianne Galdino, jornalista, pesquisadora e produtora cultural, com apresentação de Marcos Toyansk, pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Quarta-feira, (11/11), acontece o lançamento do livro "Pantanal" (Edições Sesc São Paulo), do fotógrafo João Farkas, que participa do debate. A obra, resultante de dez viagens realizadas por Farkas em um período de cinco anos à região, mescla imagens panorâmicas da flora e da fauna e retratos de pantaneiros. O bioma surge em fotografias que revelam as ameaças que sofre e sua beleza, que resiste. Com Rubens Fernandes Júnior, pesquisador e curador de fotografia, mediação de Ana Carolina Ralston, curadora de arte e jornalista, e apresentação de Eder Martins, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Na quinta-feira (12/11), a mesa "A Vida nos Números: Horizontes" trata das expressões da vida nos números e para além deles, a partir de conexões que valorizam a cultura e o pensamento científico para leituras da realidade e da conjuntura atual. A atividade é uma parceria entre PUC-SP, NIC.br/Cetic.br e Sesc São Paulo. Com Demi Getschko, diretor-Presidente do NIC.br., e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. A mediação é de Fernando Antonio de Almeida, médico e vice-reitor na PUC-SP, com apresentação de Gustavo Torrezan, pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo.

Sábado (14/11), o debate sobre "Masculinidades, Afetos e Paternidades" aborda quais valores, referências e padrões constroem a ideia do que é ser homem e suas implicações no campo dos afetos, em especial na relação com a paternidade. Com Henrique Restier, professor de sociologia e pesquisador no campo de estudos de masculinidades e movimentos sociais negros, Leandro Ziotto, fundador da 4daddy, plataforma de produção de conhecimento sobre parentalidades e masculinidades, e Theo Brandon, diretor de extensão da Liga de Endocrinologia e Metabologia da UNEB (LAEMB). Apresentação e mediação de Antonio Carvalho Costa, educador do Sesc 24 de Maio.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

10/11, terça-feira
Ilusionismo: Práticas e Perspectivas

Debate sobre a arte mágica, suas práticas, teorias e formação do artista, trazendo experiências de profissionais de diferentes vertentes sobre o desenvolvimento no Brasil e os impactos da crise sanitária atual, bem como as articulações com as ferramentas tecnológicas e as novas tendências digitais.

Participantes:

Caio Ferreira - bicampeão Latino-Americano de ilusionismo, especialista em manipulação - a arte de realizar efeitos mágicos apenas com as habilidades das mãos. Publicitário, pós-graduado em Discurso e Leitura de imagem.

Ricardo Harada - ilusionista, ator, diretor, dramaturgo e doutor em artes cênicas pela UNICAMP. Premiado pela Academia Francesa de Ilusionismo. Autor de livros sobre história, teoria e prática da arte mágica, traduzidos para 4 idiomas.

Celio Amino - formado em Física pela USP, fundador do Grupo Oculto do Aparente e autor das peças "Além da Mágica", "Dimensões", "Certas Ilusões", "Wakatta" e "Cinemágica".

Mediação:

Christianne Galdino - jornalista, pesquisadora e produtora cultural. Produziu o FIM- Festival Internacional de Mágica. Doutoranda em Antropologia na UFPE com a pesquisa "Mágica; ciência da ilusão".

Apresentação:

Marcos Toyansk - pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

11/11, quarta-feira
Lançamento do Livro "Pantanal", de João Farkas

O bate-papo propõe um debate sobre o livro "Pantanal", de João Farkas, lançado pelas Edições Sesc São Paulo, resultante de dez viagens realizadas pelo fotógrafo em um período de cinco anos à região. O livro apresenta imagens panorâmicas da flora e da fauna mescladas a retratos de pantaneiros, o bioma aparece em fotografias espetaculares e originais, mostrando por um lado as ameaças que sofre e, por outro, sua beleza que resiste.

Participantes:

João Farkas - fotógrafo, participou de mais de 40 exposições individuais e coletivas em museus e galerias e seu trabalho integra o acervo de grandes coleções privadas e de reconhecidas instituições no Brasil e no exterior.

Rubens Fernandes Júnior - pesquisador e curador de fotografia. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua como professor e diretor da área de Comunicação da FAAP.

Mediação:

Ana Carolina Ralston - atua como curadora de arte e jornalista. Foi diretora artística da Galeria Kogan Amaro (São Paulo / Zurique), e curadora do museu FAMA (Itu-SP). É redatora-chefe da revista Moda do jornal O Estado de S. Paulo.

Apresentação:

Eder Martins - mestre em História Social pela PUC-SP e pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

12/11 quinta-feira
A Vida nos Números: Horizontes

A mesa de debate "A vida nos números: horizontes" irá refletir sobre as expressões da vida nos números e para além deles a partir de conexões que valorizam a cultura e o pensamento científico para leituras da realidade e da conjuntura atual. A atividade é uma parceria entre PUC-SP, NIC.br/Cetic.br e Sesc em São Paulo.

Participantes:

Demi Getschko - engenheiro elétrico e Diretor-Presidente do NIC.br.

Danilo Santos de Miranda - filósofo e Diretor Regional do Sesc de São Paulo.

Com Fernando Antonio de Almeida. Médico e Vice-Reitor na PUC-SP.

Mediação:

Fernando José de Almeida - filósofo e professor titular do curso de pós-graduação em Educação: Currículo, na PUC-SP.

Apresentação:

Gustavo Torrezan - artista visual e pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo.

14/11, sábado
Masculinidades, Afetos e Paternidades

O encontro pretende abordar quais valores, referências e padrões constroem a ideia do que é ser homem e suas implicações no campo dos afetos, em especial na relação com a paternidade, com o cuidado. Os tempos atuais registram, no cotidiano imposto aos diferentes lares, o impacto dessas configurações sociais e segue urgente saber quais são, em que medida há uma transformação em curso ou a permanência de padrões?

Participantes:

Henrique Restier - homem cis, professor de sociologia do Bacharelado de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI/ CEFET-RJ) e doutorando em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Atualmente vem desenvolvendo pesquisas no campo de estudos de masculinidades e movimentos sociais negros.

Leandro Ziotto - homem cis, pai afetivo do Vini e fundador da 4daddy, plataforma de produção de conhecimento sobre Parentalidades e Masculinidades. Integrante da Rede Nacional Primeira Infância e Rede Nossa SP. Signatário da ONU Mulheres e Imagine 2030.

Theo Brandon - homem, trans, negro, periférico, nordestino, técnico em informática pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), graduando em medicina pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), diretor de extensão da Liga de Endocrinologia e Metabologia da UNEB (LAEMB) e pai de Dionísio

Mediação e apresentação:

Antonio Carvalho Costa - homem cis, educador do Sesc 24 de Maio e pai de Anita.

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!