Offline
Chamamento do Programa de Qualificação em Artes: Coletivos de Dança e de Teatro podem se inscrever no processo seletivo 2021
24/01/2021 11:39 em Arte

Grupos artísticos, especialistas com interesse nas vagas de artistas-orientadores e estagiários (as) podem se inscrever a partir de 25 de janeiro

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, abre o processo seletivo 2021 do Programa de Qualificação em Artes para coletivos de dança e teatro do interior, litoral e região metropolitana paulista. As inscrições ficam abertas entre os dias 25 de janeiro e 21 de fevereiro, com o chamamento das respectivas linguagens artísticas que serão publicados neste link: http://www.poiesis.org.br/new/editais/.

O Programa de Qualificação em Artes colabora no aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro que não são da capital paulista, a fim de descentralizar a cena cultural, fortalecendo os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do estado. Todo o processo é gratuito.

Durante os encontros, especialistas das respectivas linguagens (dança e teatro) oferecem ampla orientação artística aos grupos, voltada a ampliar repertórios e visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção, além de apoiar na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos.

Devido à pandemia de Covid-19, o processo artístico-pedagógico será aplicado em formato híbrido, ou seja, seguirá por plataformas virtuais e posteriormente, a depender da orientação dos órgãos de saúde, em orientações presenciais nas cidades dos grupos participantes. Ao longo da edição 2021 do Programa será desenvolvido um trabalho artístico com os grupos que receberão suporte para criar, com orientação personalizada e atenta às especificidades dos projetos inscritos.

Vagas para orientadores artísticos e estagiários

Artistas de teatro e de dança com trajetórias consolidadas, residentes do estado de São Paulo, encontram cadastro para as vagas de artistas-orientadores (as), bem como estudantes em cursos universitários podem se candidatar às vagas de estágio. As inscrições para essas finalidades também são gratuitas e seguem abertas entre 25 de janeiro e 9 de fevereiro. Profissionais interessados devem consultar as condições do respectivo chamamento 2021 a partir do dia 25/01, que será publicado aqui: http://www.poiesis.org.br/new/editais/.

SERVIÇO

CHAMAMENTO 2021 – PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES

Seleção de grupos de Dança e de Teatro
Inscrições: 25/01 a 21/02 - http://www.poiesis.org.br/new/editais/

Seleção de artistas-orientadores(as) e estagiários(as)
Inscrições: 25/01 a 09/02 - http://www.poiesis.org.br/new/editais/

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.

O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário de Iguape e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!