Offline
55º Festival Música Nova tem início neste sábado
08/04/2021 14:12 em Música

Programação on-line e gratuita contempla mais de 20 atrações entre concertos, oficinas e palestras até o dia 22 de abril com transmissões pelo canal da USP Filarmônica no YouTube

 

A 55ª edição do Festival Música Nova “Gilberto Mendes”  o mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina – tem início no próximo sábado (10), a partir das 20h, com transmissão on-line pelo canal da USP Filarmônica no YouTube (http://www.youtube.com/uspfilarmonica).

A programação será aberta por um concerto sequencial de violões, violas e instrumento de sopros, com obras dos compositores ribeirãopretanos Lucas Galon (*1980), Rafael Fortaleza (*1989) e José Gustavo Julião de Camargo (*1961), além de obras de Béla Bartók (1881-1945) e David Liebman (*1946).

Os intérpretes são Gustavo Silveira Costa, violonista e violeiro, Samuel Pompeo, multi-intrumentista de sopros e José Gustavo Julião de Camargo, que, além de violeiro e compositor, interpreta obra autoral em estreia mundial.

No domingo (11), às 20h, o programa é voltado para piano, flautas e canto, com obras de Lucas Galon (*1980), Thomas Hennig, Silas Palermo (*1970), César Guerra-Peixe (1914-1993), Edmundo Villani-Côrtes (*1930), Edgard Varèse (1883-1965) e Lucas Pigari (*1991).

As obras de domingo serão interpretadas pelos artistas Allan Duarte Manhas (piano), Thaina Souza (soprano), Sérgio Cerri (flauta) e Flávia Botelho (piano). A noite será marcada por três peças em estreia mundial.

Já na segunda-feira (12), às 20h, o concerto do Música Nova conta com sequência de obras para clarinete, violoncelo, flauta e guitarra elétrica. São destaques as obras de Svante Henryson (*1963), Guillaume Connesson (*1970), Silvia Maria Pires Cabrera Berg (*1958) e Vitor Zafer (*1989), em estreia mundial.

O concerto de segunda conta com interpretações de Igor Picchi Toledo (clarinete), Ladson Bruno Mendes (violoncelo), Sara Lima (flauta) e Vitor Zafer (guitarra elétrica).

A programação completa está disponível no site do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP-USP) no endereço: www.ffclrp.usp.br/musica.

O 55º Festival Música Nova “Gilberto Mendes” é uma realização do Imaginário Coletivo de Arte com apoio do Governo Estadual, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB e do Governo Federal pela Lei Aldir Blanc. O festival acontece em parceria com o DM-FFCLRP-USP, Academia Livre de Música e Artes (Alma) e a ETMD Ivanildo Rebouças da Silva.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!