Offline
DANÇA #EMCASACOMSESC RECEBE DJALMA MOURA COM O SOLO "OXALÁ, BAILARINO"
22/04/2021 17:14 em Arte
Nesta quinta-feira (22/04), às 19h, Djalma Moura,
artista da dança e diretor do Núcleo Ajeum, apresenta o
espetáculo "Oxalá, bailarino"

Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc São Paulo
e no Instagram do Sesc Ao Vivo

 
Fotos das atrações para imprensaclique aqui

São Paulo, 22 de abril de 2021 - No ar desde junho do ano passado, a programação Dança #EmCasaComSesc segue em 2021 com espetáculos diversificados, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As apresentações acontecem às quintas-feiras, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Em conformidade ao anúncio do Governo de São Paulo que reclassificou todo o estado para a fase de transição da quarentena, a qual flexibiliza regras e libera a retomada de alguns setores da economia, mas atividades culturais só a partir de 24 de abril, as transmissões do #EmCasaComSesc permanecem sendo realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Quinta-feira (22/04), o Dança #EmCasaComSesc recebe Djalma Moura, artista da dança e diretor do Núcleo Ajeum, com o solo "Oxalá, bailarino", direto de São Paulo. O processo da obra surge em meio a tentativas de se manter consciente sobre a realidade do mundo em que vivemos, dialogando com a busca de equilíbrio entre calma e conflito. Inspirado na divindade africana Oxalá - a primeira a dançar na terra -, "Oxalá, bailarino" traz na construção de sua gestualidade o exercício da paciência, da calma e da criatividade enquanto proposição para uma solidariedade dos sentidos, que reelabora modos de ser e de estar em situações de conflito mental, físico e espiritual. O movimento para gerar a paciência reverbera na musicalidade que, por consequência, pode gerar calma ou conflito. Ambos os sentidos dotados de bruta criatividade e flexibilidade. O que pode o bailarino alado dançar para equilibrar os sentidos? Após a exibição, acontece um bate-papo com Djalma Moura, que responde às perguntas enviadas pelo público no chat do Youtube e aborda o processo criativo do Núcleo Ajeum, que resultou no documentário "AJEUM: do preparo à partilha". Classificação indicativa: 14 anos.

Djalma Moura é artista da dança, bailarino e diretor. Criou o Núcleo Ajeum, no qual desenvolve pesquisas em dança a partir das cosmovisões africanas e afro-brasileiras, além dos seus espetáculos. Lançou em 2019 a primeira edição da "Revista Ajeum", que aborda o processo de criação de três obras do núcleo e a importância de registrar as memórias artísticas e históricas. Atuou como intérprete-criador e assistente de direção na Cia. Sansacroma, sob direção de Gal Martins, e intérprete-criador na Cia. Carne Agonizante, sob direção de Sandro Borelli. É cocriador do Coletivo Desvelo, que desenvolve trabalhos para espaços urbanos, e arte-educador nos programas Vocacional e Fábricas de Cultura.

Núcleo Ajeum é um coletivo de dança contemporânea, sediado na zona sul de São Paulo, entre Jardim São Luís e Capão Redondo. Pesquisa as complexidades do corpo negro e suas cosmovisões de mundo, investigando o universo pluridimensional dos terreiros, as liturgias africanas e afro-brasileiras. Neste processo, tem se interessado nas transformações corporais e emocionais que estes espaços de celebração e resistência negra dão as incorporações, aos transes e ao corpo que se manifesta no coletivo. As obras coreográficas do grupo têm sido criadas a partir da conexão entre fisicalidade e emoção, onde o corpo das danças negras dos terreiros são ressignificados em suas múltiplas possibilidades de descoberta pela dança contemporânea.

#EMCASACOMSESC
A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens de Música, Teatro, Dança, Crianças e Esporte - que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

+ SESC NA QUARENTENA
O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!