Offline
DANÇA #EMCASACOMSESC RECEBE O SOLO "CANTO DOS MALDITOS"
06/05/2021 16:48 em Arte
Nesta quinta-feira (06/05), às 19h, o coreógrafo e bailarino
Marcos Abranches apresenta o espetáculo de dança contemporânea
"Canto dos Malditos"

Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc São Paulo
e no Instagram do Sesc Ao Vivo

Fotos das atrações para imprensaclique aqui

São Paulo, 05 de maio de 2021 - No ar desde junho do ano passado, a programação Dança #EmCasaComSesc segue em 2021 com espetáculos diversificados, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As apresentações acontecem às quintas-feiras, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo no combate à pandemia, as transmissões do #EmCasaComSesc permanecem sendo realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Quinta-feira (06/05), direto de São Paulo, o Dança #EmCasaComSesc recebe o coreógrafo e bailarino Marcos Abranches com o solo "Canto dos Malditos". A solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida são os pontos de partida do espetáculo de dança contemporânea concebido e performado pelo artista. Como um desabafo, Abranches traz à cena seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência; sobre a precariedade das relações que nunca se completam; sobre o amor e o abandono, o canto de todos os malditos. A desestética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. "Canto dos Malditos" tem como inspiração o livro homônimo escrito por Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008) e conta com orientação dramatúrgica de Sandro Borelli. Classificação indicativa: 14 anos.

Marcos Abranches iniciou sua carreira em 2002 na Cia. FAR 15, atuando nos espetáculos "Senhor dos Anjos", "Jardim de Tântalo" e "Metamorfose de Franz Kafka", coreografados e dirigidos por Sandro Borelli e Sônia Soares. Em 2005, fundou o Grupo Vidança e criou os espetáculos "D... equilíbrio" e "Forma de Ver". Em 2007 iniciou a carreira solo e inaugurou sua própria companhia de dança, cujo nome atual é MARCOS ABRANCHES & CIA. Participou do Kulturdifferenztans, em Colônia (Alemanha), e do Crossings Dance Festival, em Düsseldorf (Alemanha), apresentando a obra "Via sem Regra", sob direção de Gerda König (em 2007). Atuou na peça "Trem Fantasma", adaptação da obra "Navio Fantasma", de Wagner, dirigida por Christoph Schlingensief, o que lhe rendeu um convite para atuar (em 2008 e em outubro de 2010) na ópera teatralizada "Vida e Obra de Joana D’Arc", no Deutsch Oper Berlin. Além de atuações em diversas cidades do Brasil com as obras "Corpo Sobre Tela", "Forma de Ver", "Avessos", "O Grito" e "O Idiota", entre outras, o artista já se apresentou em Berlim, Madri, La Paz, Bogotá e Assunção.

O artista é portador de coreoatetose, deficiência física rara decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. Abranches utiliza da própria deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.

#EMCASACOMSESC
A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens de Música, Teatro, Dança, Crianças e Esporte - que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

+ SESC NA QUARENTENA
O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!