Offline
TEATRO #EMCASACOMSESC RECEBE OS MONÓLOGOS "DORA" E "DEZUÓ, BREVIÁRIO DAS ÁGUAS"
13/05/2021 16:04 em Arte
Nesta quarta-feira (12/05), Sara Antunes apresenta o solo "Dora";
no domingo (16/05), é a vez de Edgar Castro encenar "Dezuó, breviário das águas"

Transmissões ao vivo acontecem às 19h no YouTube
do Sesc São Pauloe no Instagram do Sesc Ao Vivo

instagram.com/sescaovivo

Fotos das atrações para imprensa: clique aqui

São Paulo, 11 de maio de 2021 - No ar desde maio do ano passado, a programação Teatro #EmCasaComSesc segue em 2021 com espetáculos diversificados, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As apresentações seguem às quartas-feiras e aos domingos, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo no combate à pandemia, as transmissões do #EmCasaComSesc permanecem sendo realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Na quarta-feira (12/05), a atriz e autora Sara Antunes apresenta o monólogo "Dora", direto de São Paulo. O espetáculo, que conta com texto e direção da artista, é estruturado como um caleidoscópio fragmentado, mesclando trechos de cartas, imagens de arquivos e relatos autobiográficos da atriz para contar a história de Maria Auxiliadora Lara Barcelos (1945-1976), a Dora. A jovem tinha 23 anos quando entrou na luta armada contra a ditadura militar. Foi presa, torturada e exilada. Para resgatar essa história pouco conhecida e criar a montagem, que cobre o período entre 1965 e 1976, Sara mergulhou na trajetória dessa aguerrida mineira, estudante de medicina e guerrilheira. A apresentação conta com a participação de Angela Bicalho, mãe da atriz, que traça um paralelo da vida de Dora com a trajetória familiar de Sara. Após a apresentação, a atriz participa de um bate-papo com o assistente de direção Henrique Landulfo. Classificação indicativa: 12 anos.

No domingo (16/05), direto de São Paulo, o ator Edgar Castro apresenta "Dezuó, breviário das águas", com texto de Rudinei Borges e direção de Patricia Gifford. A peça foi escrita a partir da inserção do autor, que é paraense, e do Núcleo Macabéa em vilas ribeirinhas do alto rio Tapajós, no oeste do Pará. Dentro de uma canoa, Dezuó, um velho ribeirinho amazônida, rema em direção ao que restou de seu vilarejo natal. Todo o povoado está submerso; inundado após a construção de uma usina hidrelétrica, mas ainda é possível avistar o cruzeiro da pequena capela de sua comunidade. Ali, sobre sua antiga morada, ele rememora o trajeto de expulsão de sua gente. Ao deparar-se consigo mesmo, reencontra o menino antigo que conversava com a mãe, insurgente contra o que sucedeu aos seus. As lembranças aparecem, ora como oração em voz alta, ora como narrativa afável, rude e atroz. Após a apresentação, acontece um bate-papo com Edgar, Rudinei e Patrícia. Classificação indicativa: 12 anos.

Agenda de 12 a 16 de maio:

12/05, quarta-feira, 19h
Sara Antunes em "Dora"
Classificação indicativa: 12 anos


16/05, domingo, 19h
Edgar Castro em "Dezuó, breviário das águas"
Classificação indicativa: 12 anos

#EMCASACOMSESC
A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens de Música, Teatro, Dança, Crianças e Esporte - que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

+ SESC NA QUARENTENA
O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!