Offline
Programação cultural 2021 do Inhotim terá superproduções audiovisuais
13/05/2021 16:10 em Arte
Instituto investe em formato conceitual que mescla música, arte, botânica e arquitetura

 

O Instituto Inhotim apresenta, a partir de 29 de maio, o Inhotim em Cena. Com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, a programação cultural de 2021 conta com a participação de Arnaldo Antunes, Otto e Pedro Luís, os convidados deste ano, compondo uma agenda de atrações que foi adaptada para o digital, em um formato audiovisual singular que vai muito além da gravação de shows. A missão é fomentar a produção de artistas durante o período da pandemia e proporcionar ao público uma forma diferente de apreciar a música, as artes plásticas, a natureza e a arquitetura juntas, de uma forma única.

"Estamos explorando as possibilidades que o ambiente virtual nos apresenta e garantindo acessibilidade a um número de pessoas que, a priori, não seria possível alcançar pessoalmente. A iniciativa de não gerar aglomerações em shows presenciais faz parte de uma abertura gradual e responsável da instituição para proteger a saúde e a segurança de todos", explica Antonio Grassi, diretor-presidente do Instituto.

O Inhotim, como instituição que pensa a arte em todas as suas manifestações, foi provocado a repensar e expandir suas formas de levar conteúdos de qualidade ao público em isolamento social. Por isso, o conceito do Inhotim em Cena 2021 buscou compartilhar perspectivas descentralizadas sobre seus territórios, apresentando três performances musicais em três locações diferentes do Instituto, usando seus principais pilares curatoriais - arte, arquitetura e natureza - como linhas mestres. Os artistas foram convidados a trazer seus repertórios dialogando com espaços do museu, gerando produtos audiovisuais transdisciplinares que passam pela música, literatura e arte. Assim, o Inhotim, mais do que cenário, é propulsor de novas experiências para artistas e público.

Arnaldo Antunes, Tunga, Inhotim
A primeira atração que estreia dia 29/5 no YouTube do Inhotim é o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes. Autor de "Teresa", uma das canções que ecoa na galeria Psicoativa Tunga, Arnaldo se emociona ao falar sobre a experiência de expressar sua relação com o artista nessa produção audiovisual formulada com conceito e pensamento estético exclusivos para tal.

"Esse projeto foi um presente para mim nesta quarentena. Tenho a sensação de que entrei num templo sagrado e profano ao mesmo tempo, como era próprio do Tunga: inventar uma simbologia que toca muito a gente. Estar aqui também me traz muitas lembranças do artista, que tinha uma personalidade muito agradável", conta Antunes.

Line-up e os pilares do Inhotim
Arte: Arnaldo Antunes - 29/5
Gravado na galeria Psicoativa Tunga.

Botânica: Otto - 17/7
Gravado na Estufa Equatorial.

Arquitetura: Pedro Luís e Orquestra de Câmara Inhotim - 14/8
Gravado na galeria Cosmococa.

Funcionamento do Inhotim
O Instituto Inhotim está de portas abertas aos visitantes às sextas, sábados, domingos e feriados, com limitação da capacidade de público (500 pessoas), uso de máscara e álcool em gel, entre outras medidas. Lembrando que o parque está sujeito à capacidade máxima, e os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente on-line pelo Sympla, tiqueteira oficial do Inhotim. Confira no site todas as regras de visitação.

Ingressos Inhotim
Inteira: R$ 44
Meia: R$ 22

Na última sexta-feira de cada mês (exceto em feriados) a entrada é gratuita. Para quem puder visitar o instituto em mais de um dia, os passaportes estão com preços atrativos, confira no site do Inhotim.

Para os moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim, todos os dias são de entrada gratuita.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!